GAECO faz operação contra advogados e policiais envolvidos com o tráfico em MS

Na manhã desta quarta-feira (15/01), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), deflagrou a segunda fase da Operação “Snow”. O objetivo foi o cumprimento de 9 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, além de Piratininga/SP.

As investigações, que seguem desdobramentos da primeira fase da operação realizada em março de 2024, indicaram a atuação de uma organização criminosa envolvida no tráfico de cocaína. A análise de materiais apreendidos, como celulares, revelou que ao menos 17 pessoas, incluindo advogados e um policial civil, fazem parte do esquema.

A investigação detalhou que a organização usava advogados para corromper servidores públicos e obter informações privilegiadas, facilitando o monitoramento de cargas de drogas. Além disso, os advogados atuavam como conselheiros em outros assuntos sensíveis da rede criminosa.

A organização é conhecida por sua violência, envolvendo sequestros e execuções para resolver pendências, especialmente relacionadas à perda de drogas. As cargas de cocaína eram frequentemente transportadas por empresas, incluindo terceirizadas dos Correios.

Durante a operação, equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar deram apoio ao GAECO. A Ordem dos Advogados do Brasil e a Corregedoria da Polícia Civil também acompanharam as diligências. 

A operação já resultou na apreensão de 2 toneladas de cocaína relacionadas à organização criminosa. As investigações continuam, com o foco em desmantelar o esquema e levar os responsáveis à Justiça.

Fonte: Alvorada Informa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *